quarta-feira, 30 de setembro de 2009

MEC liberou a nomeação de 57 docentes da UFPR

Nesta liberação de 57 docentes, coube ao Campus Palotina, 11 vagas. Os outros 11 restantes serão nomeados ainda este ano, conforme prometido pelo MEC.

Não dá pra dizer que não ficamos aliviados, mas o alívio foi só de 50%.

Todas as 22 nomeações são fundamentais para o Campus, mas o critério de escolha foi a necessidade urgentíssima. Serão nomeados os seguintes docentes:

Aline, André, Flávio, Helton, Luis Fernando, Marco Antônio, Maria Cristina, Mônica, Silvia, Vagner e Viviane.

Correção: coloquei que Luis Fernando seria nomeado, mas como ele é o segundo colocado, a nomeada será Adriana Ferla.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Pavimentação


Hoje foi a abertura dos envelopes da licitação do projeto de pavimentação do Campus. Tivemos empresa vencedora, depois da primeira tentativa ter resultado deserta.

Falta a homologação e a assinatura do contrato. Esperamos que até o fim do mês os trabalhos se iniciem de fato!

Jornal Hoje: As melhores cidades para trabalhar

Matéria do Jornal Hoje, de hoje(;-) mostra onde estão surgindo mais e melhores oportunidades de trabalho no Brasil.

Ponto para todos os cursos aqui do Campus Palotina, que têm em comum, entre outras coisas, o fato de serem focados em setores onde o mercado de trabalho mais cresce. Vejam nossos Cursos:

Medicina Veterinária, Tecnologia em Aquicultura, Tecnologia em Biocombustíveis, Tecnologia em Biotecnologia, Ciências Biológicas com ênfase em Gestão Ambiental (ofertado neste vestibular), e Agronomia (início em 2011).

Indicações do Comitês - atualizado


Conforme compromisso assumido, a Direção divulga os nomes dos indicados para os respectivos comitês:


CEUA
Presidente: Erica C. B. P. Guirro

Comitê de Pesquisa
Presidente: Américo F. G. Neto
Vice-Presidente: Elisabete Takiuchi

Comissão Interna de Biossegurança
Presidente: Nelson L. M. Fernandes

ATUALIZAÇÃO
Comitê de Extensão
Presidente: Bettina M. R. Pereira
Vice-Presidente: Alessandra S. Palmeiro (atualizado às 14:15h).


Utilizamos como critérios para as indicações o equilíbrio entre três fatores: afinidade pela área, distribuição democrática de atribuições entre os cursos, e o não acúmulo de outro cargo/função.

Temos hoje o processo mais transparente e democrático de escolha dos membros dos comitês de toda a história do Campus.

Até três anos atrás não havia qualquer processo formal de escolha, e o surgimento de voluntários para participar dos comitês era muito comemorada. Não havia portaria de indicação, vigência de mandato, estatuto, sistema de trabalho...

Quando assumimos a Direção, iniciamos o processo de estruturação dos comitês, esclarecendo suas atribuições, e baixando portarias com mandatos definidos. O voluntariado, manifestado de forma presencial em reunião do Colegiado de Veterinária (único curso até então!), ainda era o processo de escolha dos membros. Não haviam momentos para reflexão, discussão e elaboração de propostas. Não havia como avançar.

Infelizmente a falta de estatutos e de tradição de funcionamento fez com que os comitês não atuassem da forma que o Campus em crescimento necessitava.

Ainda neste processo de estruturação e democratização, ao fim do mandato de dois anos dos Comitês, resolvemos nomear novos Comitês por seis meses, com a principal missão de redigir a proposta de seus estatutos, já que ainda não haviam sido elaborados.

A primeira proposta de estatuto elaborada foi a da Comissão Interna de Biossegurança. Em sua apreciação pelo Conselho do Campus foi modificada por parecer (aprovado por unanimidade) do professor Luciano Bersot.

Posteriormente, as outras propostas de estatuto foram apresentados ao Conselho do Campus. As propostas de estatuto do Comitê de Pesquisa (placar de 6X1) e do Comitê de Ética e Experimentação Animal (placar de 7X0) foram aprovadas sem modificações. A proposta de estatuto do Comitê de Extensão foi modificada em um artigo, que trata da indicação dos membros, e aprovada pelo placar de 6X1.

Assim chegamos na atual fórmula onde, em dois Comitês (pesquisa e extensão) a Direção indica dois membros, e três são eleitos. No CEUA, um membro é indicado, três eleitos, e três indicados pela sociedade. Na CIBIO um membro é indicado e dois são eleitos.

As eleições ocorrerão com regras claras, transparentes e respeitando o estatuto de cada comitê. Haverá tempo para reflexão, discussão, elaboração de propostas, inscrições e campanha. O engajamento da comunidade já está sendo intenso, proporcionando expectativa de que haja envolvimento de todos no funcionamento dos comitês, no futuro.

sábado, 19 de setembro de 2009

18 e 19/09 - Feira de Profissões

E ainda teve a Feira de Profissões!!!!!!!!

Aquicultura e Ciências Biológicas




Biocombustíveis




Biotecnologia




Medicina Veterinária
Posted by Picasa

18/09 - Inauguração do Bloco didático


Também houve a inauguração do Bloco Didático II, com quatro salas de aulas para 60 alunos, laboratório de informática, gabinete de professores, duas salas de reuniões, e área de apoio. Cerca de 1.000 metros quadrados no total.

Também teve um protesto de alunos, sobre o qual estou escrevendo um texto que publicarei até segunda. Adianto apenas que fiquei feliz, com o que parece ser o momento da virada também do movimento estudantil do Campus!


Discurso do prefeito Luiz Ernesto




Discurso do Deputado Dilceu Sperafico




Discurso do professor Zaki Akel




Decerramento da placa inaugural
Posted by Picasa

18/09 - Posse, Plano Diretor

Ontem aconteceram vários eventos no Campus.

O primeiro foi a solenidade foi a posse festiva dos novos professores, e em seguida a apresentação do Plano Diretor do Campus:





Posted by Picasa

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

CT-INFRA - boa notícia

Cópia de email enviado pelo professor Luciano:

"Prezados colegas:
É com grande satisfação que comunicamos a aprovação (na página3) do sub-projeto: Núcleo Integrado de Pesquisa e Inovações Biotecnológicas em Sanidade Animal que atendeu a Chamada Pública MCT/FINEP/CT-INFRA - NOVOS CAMPUS 02/2009 - FINEP, no valor total de R$ 410.758,00.
Em nome da Direção gostaria de agradecer a toda equipe do Campus Palotina que se dedicou integralmente na elaboração da proposta.
É de fundamental importância fazer um agradecimento especial a Profª Drª Graciela Bolzon Muniz e sua equipe da Coordenadoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia da PRPPG e ao Pró-Reitor de Pesquisa, Profº Drº Sérgio Scheer que não mediram esforços em garantir a elaboração da proposta e aos cumprimentos de prazos e metas.
A todos, nosso muito obrigado.
Abraços,
Luciano."

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Expo Palotina


Montagem do estande do Campus na Expo Palotina. Parabenizo a todos pela organização e participação no evento, que foi um sucesso!





Posted by Picasa