sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

COMUNICADO - Semana de Início das Aulas

Prezados acadêmicos, professores, técnicos, comunidade universitária do Campus Palotina:

É num ambiente de muita alegria e satisfação que recebemos os alunos para o ano letivo de 2010 na UFPR, Campus Palotina e, principalmente, os novos alunos. Ao se iniciar o ano letivo renovam-se os ânimos, criam-se novos projetos, novas perspectivas. E nesse mesmo ambiente de novidades e de alegria que também recebemos um novo curso, o curso de Ciências Biológicas com Ênfase em Gestão Ambiental. Este curso somado aos já quatro existentes correspondem ao segundo ano de ampliação do Campus Palotina de acordo com nossa proposta do REUNI.

Gostaríamos de enfatizar alguns pontos importantes para o bom andamento de nossas atividades que, neste momento, diz respeito a questão do trote. A sociedade brasileira como um todo já a muito não enxerga o trote como um momento de confraternização. Vê o trote como um momento de preocupação. Isto acontece e ainda vem acontecendo em virtude aos episódios não isolados de abusos e excessos que acontecem em inúmeras universidades em todo o país inclusive em nossa universidade e que são amplamente noticiadas pelos meios de comunicação. Estes episódios fazem com que os pais de novos universitários substituam suas alegrias por sentimentos de medo e preocupação com seus filhos que estão, em muitas vezes, saindo de casa pela primeira vez e, por isso, vulneráveis e impotentes frente às arbitrariedades praticadas por alguns veteranos.

Portanto, a Direção do Campus Palotina gostaria de solicitar aos acadêmicos que não realizem o trote. A Direção do Campus não passará a mão pela cabeça daqueles que, por ventura, praticarem atos que possam, minimamente, constranger os calouros. Qualquer aluno que se sentir constrangido e/ou impedido de assistir aula terá todo o apoio da Direção para que os fatos sejam apurados sendo os culpados, passíveis de punição.

Gostaríamos que os centros acadêmicos dos cursos de graduação do Campus Palotina e/ou os veteranos aproveitassem o tempo de recepção dos novos calouros para fazê-lo de forma civilizada, adulta, objetivando a integração de novos colegas universitários, para criar novas amizades e trocas de experiências de vida e não para proporcionar momentos de constrangimento.

Assim, finalizamos esta mensagem desejando a todos um excelente retorno ao Campus Palotina e um ótimo ano letivo de 2010. E, aos calouros, que sejam muito bem-vindos e possam transformar estes anos de universidade numa experiência impar e gratificante para toda a vida.

Vinicius Cunha Barcellos – Diretor

Luciano dos Santos Bersot – Vice-diretor

Novo Campus - Secretaria acadêmica

Outra melhoria no Campus é o atendimento da secretaria acadêmica. Os quatro novos técnicos (Elias, Andréa, Sabrina e Fábio), se juntam à Neivair e aos coordenadores de Curso, permitindo que o atendimento seja realizado com muito mais eficiência e rapidez.

As acomodações ainda são apertadas devido ao atraso das obras de reforma do prédio administrativo, para onde a secretaria acadêmica será transferida.


Elias e Sabrina


Neivair


Fábio (camisa vermelha) e Andréa
Posted by Picasa

Novo Campus - biblioteca


Dentro das melhorias que serão perceptíveis para nossos alunos a partir de segunda-feira está o atendimento da biblioteca. O setor recebeu durante as férias três funcinárias: a bibliotecária Neide, a Técnico-administrativo Tatiane, e a auxiliar de biblioteca Rosania. As três vêm para somar forças à Margarida e a Elisangela.

Em breve a biblioteca será transferida para um local mais amplo e confortável, onde será possível dispor de mais mesas para estudo.

O horário de atendimento será estendido até a às 22h.



Bibliotecária Neide


Elisangela e Margarida


Aluno estudando


Tatiane e Rosania
Posted by Picasa

Interrupção de tráfego no Campus

Para finalizar as obras de pavimentação do Campus, o asfalto existente será recuperado. Visando causar o menor transtorno possível, esta etapa será realizada no final de semana. Será necessária a interdição do tráfego de veículos no Campus hoje, a partir das 13:30h, e durante todo o final de semana.

Caso chova no sábado ou domingo, nova interdição acontecerá no próximo fim de semana para concluir o serviço.

Vejam a explicação do engenheiro Salomon, responsável pela obra:



Em caso de extrema necessidade, poderá ser utilizado o acesso de serviços, ao lado do bloco didático 2. A chave do portão estará com o porteiro.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Rafael, calouro de Tecnologia em aquicultura

Entrevista em 25-02:


Pavimentação 25-02, parte 1

As obras de pavimentação do Campus estão chegando ao fim. Além da parte visível (pista de rolagem em pedra irregular e calçada/ciclovia, em paver) esta obra fez toda a drenagem pluvial do Campus e instalação de dutos para futura passagem das novas redes elétrica (incluindo iluminação noturna), e lógica, que serão enterradas e estão em fase de elaboração de projeto.

Neste momento já foram concluídos a drenagem, colocação de dutos e pista de rolagem. Com relação ao paver, a obra está na fase de colocação dos blocos.




Posted by Picasa

Pavimentação 25-02, parte 2

Fotos do estacionamento em frente ao HV finalmente em uso, depois de 15 anos.




Posted by Picasa

Pavimentação 25-02, parte 3


Fotos da pista de rolagem na rua que vai do HV até o setor de avicultura




Posted by Picasa

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Mais nomeações

hoje foram publicadas as nomeações de mais 14 professores:

- Alessandra Monteiro de Paula
- Karina Kozera
- Leandro Portz
- Suzana Stefanello
- Márcia Santos de Menezes
- Carlos Henrique Coimbra Araújo
- Roberta Paulert
- Michelle Sato Frigo
- Almir Manoel Cunico
- Dile Pontarolo Stremel
- Edilson Caron
- Eduardo Luis Cupertino Ballester
- Patricia da Costa Zonetti
- Diane Aparecida Ostroski Weber

Sejam todos bem-vindos.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

EXTRA, EXTRA: Primeiras nomeações

A PROGEPE começou a encaminhar para o DOU as nomeações autorizadas pelo MEC. A cada dia será enviado um lote, a medida que os processos estiverem prontos. Hoje foram nomeados os três primeiros professores desta nova leva:

Robson Fernando Missio

Rodrigo de Almeida Teixeira

Luciana Granje

As nomeações continuarão a ser realizadas na semana que vem.

Sejam todos bem-vindos

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Nomeações

Finalmente o MPOG autorizou a contratação dos 11 professores já concursados que ainda aguardavam nomeação. A Universidade está realizando os últimos trâmites burocráticos para a publicação no DOU. Todos serão nomeados nos próximos dias.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Visita ao Campus



Recebemos hoje em nosso Campus a visita dos professores Giancarlo Santoprete, Vice-Reitor da Universidade de Pisa, e Paolo Berni, responsável pelas relações internacionais da Universidade. Acompanhou também a comitiva o Gerente do departamento de produção da C. Vale, Flávio Paulert.

Conversamos sobre áreas de interesse comum entre a Universidade de Pisa e o Campus Palotina.

Posted by Picasa