segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Seja a mudança que você quer ver no mundo

No próximo domingo (03 de outubro de 2010) a sorte do país será lançada mais uma vez. Digo sorte não no sentido de acaso. Mas, na formidável força que determina ou regula tudo quanto ocorre. Sorte que pode ser tomada nas mãos por homens conscientes do seu papel no tempo e no espaço.

Chegamos a esta eleição com um congresso e um senado em frangalhos. Desacreditados pelo povo e mergulhados na pior crise de credibilidade da história recente da redemocratização do país. Contudo, ainda é o Congresso Nacional. Ainda é o Senado. Instituições viscerais da nossa república. Pilares da democracia. Assim, nos afligimos por ver que o exercício da atividade política parece estar irremediavelmente tomado pelas imposturas, pela desfaçatez e pela desonestidade.

Não nos iludamos, nem percamos a fé e a boa-fé. Com auxílio do dicionário, vamos resgatar que a política ainda é a ciência dos fenômenos referentes ao Estado, o princípio doutrinário que caracteriza a estrutura constitucional do Estado, o sistema de regras respeitantes à direção dos negócios públicos, a arte de bem governar os povos, o conjunto de objetivos que alinhava a ação governamental e condicionam a sua execução; também é sinônimo de civilidade, cortesia e argamassa das relações humanas. Portanto, nossa vivência social é essencialmente política, nosso pensar é político, nosso agir é político. Destas premissas deriva uma conclusão imperativa: se nossas intituições políticas estão corrompidas é onde mais se faz necessário agir para expurgá-las de seus corruptores. Com efeito, temos a oportunidade no próximo domingo de fazer história e não simplesmente aceitarmos sofrer sua ação.

Neste sentido, conclamo a todos os professores, técnicos e alunos a exercerem sua cidadania no próximo domingo de forma consciente, determinada, altiva, tomados de duas forças poderosas: alegria e a esperança. Escolham seus candidatos e, como somos educadores de ofício, permito-me aqui enunciar algumas questões que devem pautar a análise dos seus candidatos:

O candidato se posiciona ou apresenta propostas claras e objetivas às questões de educação, saúde, habitação, trasporte coletivo, assistência social, emprego, geração de renda? As propostas que apresenta são coerente e bem articuladas?
O candidato tem uma visão crítica da realidade? Entende a educação como um direito e um bem público, exercendo papel estratégico na construção de uma sociedade mais justa, mais solidária e com menos exclusão?
O candidato apresentou durante a campanha ideias e/ou propostas de desenvolvimento para o estado, a região, o país, sustentáveis ecologicamente, centrados nas necessidades humanas, valorizando a melhoria das condições de vida da população e atendendo às necessidades sociais?
No currículo, o candidato tem experiência na gestão pública? Tem boa reputação, histórico decente, livre de acusações e/ou condenações nas várias instâncias do poder judiciário?

Bem, talvez muitos de nós tenham medo de levantar todas estas questões e... não achar ninguém que passe no teste. Mas, é importante que sejamos exigentes, que saibamos cobrar estas questões ao longo de todo o mandato dos candidatos eleitos. Sejamos vigilantes, pensantes, ativos politicamente. No dizer de Gandhi, sejamos a mudança que queremos ver no mundo.

Pra terminar, peço emprestado algumas estrofes de "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto, para fazer a apologia da política como ciência, arte e ofício (tão) humano em prol do bem público.

"É tão belo como um sim
numa sala negativa.
Belo porque é uma porta
abrindo-se em mais saídas.
Belo porque tem do novo
a surpresa e a alegria.
Belo como a coisa nova
na prateleira até então vazia.
Como qualquer coisa nova
inaugurando o seu dia.
Ou como o caderno novo
quando a gente o principia.
E belo porque o novo
todo o velho contagia.
Belo porque corrompe
com sangue novo a anemia.
Infecciona a miséria
com vida nova e sadia.
Com oásis, o deserto,
com ventos, a calmaria".

Contribuição do nosso colega Raimundo Tostes, professor de Patologia Veterinária da UFPR, Campus Palotina.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

É bom que se diga!!!

A universidade pública, federal, gratuita e de qualidade é uma conquista de dimensões imensuráveis, cuja principal contribuição é de formar profissionais que possam retornar o investimento diretamente em benefício para a sociedade. A UFPR é exatamente isso!

Para a construção das universidades participam a sociedade organizada como um todo, que opina, auxilia e até mesmo contribui financeiramente como foi o caso da criação do Campus Palotina cujo próprio Município, políticos e os cidadãos contribuiram, à sua maneira, para auxiliar neste construção.

Contudo é bom que se diga: criar cursos, nomear professores, aumentar vagas, determinar regras de funcionamento, etc, é responsabilidade exclusiva da própria universidade que tem autonomia para decidir os caminhos a serem seguidos. É claro que seus dirigentes necessitam dos investimentos do Governo Federal, através do MEC, para viabilizar o funcionamento de seus cursos e, também da contribuição fundamental que os parlamentares têm em angariar fundos que atuam decisivamente para a melhoria da qualidade do ensino de graduação e pós-graduação.

É bom que se diga também que, o Campus Palotina foi criado, ampliado e existe a 18 anos pela iniciativa da própria UFPR e de seus dirigentes, e nunca pela ação exclusiva ou de iniciativa isolada de qualquer elemento estranho a ela. Reforçando, a sociedade organizada tem papel preponderante neste processo, mas não é dela a função de tomar para si o mérito (ou demérito) de criar cursos, aumentar vagas, nem interferir no processo de formação de profissionais, etc.

É bom que se diga...

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Campus Palotina na TV UFPR

Clique na Imagem abaixo para assistir ao Programa Vocação da UFPR com matéria sobre os cursos de Agronomia, Ciências Biológicas com Ênfase em Gestão Ambiental e Medicina Veterinária, do Campus Palotina

Concursos Públicos para a Carreira do Magistério Superior

Estão abertas inscrições de concurso público para a Carrreira do Magistério Superior para atuação no Campus Palotina, da UFPR.

São vagas em diversas áreas do conhecimento (veja abaixo):

- Armazenamento de Grãos

- Bioestatística e Modelagem Ecológica

- Ciência do Solo

- Clínica Cirúrgica de Grandes Animais e Clínica Médica de Ruminantes

- Ecologia Vegetal e Restauração

- Educação Ambiental e Preservação dos Recursos Naturais

- Fitotecnia – Defesa Fitossanitária

- Fitotecnia – Sistema de Produção

- Fitotecnia – Grandes Culturas

- Gestão Ambiental, Certificação e Avaliação de Impactos Ambientais

- Gestão de Resíduos

- Irrigação e Drenagem Agrícola

- Máquinas e Mecanização Agrícola

- Produção de Biocombustíveis

- Química: química analítica / química ambiental

- Zoologia Geral, Paleontologia, Biogeografia e Evolução


Maiores informações:

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Exercício de Cidadania

Não estamos muito acostumados a exercer democraticamente a nossa cidadania. Reivindicar e lutar por nossos direitos é e deve ser uma prática constante em nossas vidas pois, somente a partir deles, é que conseguimos transformar a sociedade e trazer contribuições efetivas para ela.

Hoje tivemos um exemplo muito bonito do que o sentimento coletivo possa simbolizar e representar. Repartir a dor do Daniel e de sua família é um ato de doação voluntária, humana e que, certamente surtem efeitos significativos a curto, médio e longo prazo.

Gostaria de partilhar com todos a minha alegria de poder ter participado da passeata de hoje cedo, na certeza de que estamos cumprindo o nosso dever! Gostaria mais uma vez de desejar força e solidariedade ao Daniel e sua família e a nossa técnica Cleuza por sua iniciativa, postura e maturidade em conduzir este momento!













terça-feira, 14 de setembro de 2010

Fórum de profissões do Colégio Marista de Cascavel - parte 1

No último dia 10 o Campus Palotina da UFPR esteve presente no Fórum de profissões do colégio Marista de Cascavel.

Consideramos a iniciativa do Colégio excelente, permitindo que seus alunos entrem em contato, num espaço exclusivo, com diversas universidades da região, auxiliando seu processo de tomada de decisão.

Agradecemos a organização do fórum pelo acolhimento e pelo espaço destinado a nosso Campus no evento.

Seguem algumas fotos nos próximos posts.

Fórum de profissões do Colégio Marista de Cascavel - parte 2

Auditório




Posted by Picasa

Fórum de profissões do Colégio Marista de Cascavel - parte 3


Stand




Posted by Picasa

Fórum de profissões do Colégio Marista de Cascavel - parte 4



Oficinas ofertadas pelo Campus Palotina




Posted by Picasa
A vida é feita de inúmeros acontecimentos bons e ruins. A forma com que cada um de nós encontra de sobrepujar aqueles momentos mais difíceis é que permite seguir adiante com mais facilidade ou mais dificuldade.

Mas, de certa forma, mesmo sem saber ao certo o rumo da nossa vida, as coisas acontecem da forma com que tem que acontecer e vamos nos adaptando.

Agora, tem certas horas que tudo parece virar do avesso e os acontecimentos nos deixam sem chão, sem rumo, sem esperança. O fato que aconteceu ao nosso colega Daniel na madrugada do último sábado é um desses episódios que fogem ao curso natural e a todas as expectativas. A arbitrariedade e a violência de algumas pessoas é algo tão descabido e sem nexo que deixa fragilizada a vida, a vontade, o nosso ânimo...

Torcemos muito pelo Daniel e desejamos força a sua família neste momento grave e delicado em que estão passando.

Nosso abraço e solidariedade.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Eleições para representantes do Conselho Diretor do Campus Palotina

Hoje à tarde, na 134ª reunião do CCP foi homologado o resultado final das eleições para representantes do Conselho Diretor (4 docentes, 1 técnico-administrativo e 4 discentes) que representarão o Conselho por um período de 2 anos.
Mais do que parabenizar as chapas eleitas, é importante dizer que todo o processo eleitoral se engrandece pela participação de todas as categorias bem como da inscrição expressiva de chapas para concorrer às vagas.
Neste ano, tivemos os seguintes números:
- 6 chapas docentes
- 2 chapas técnico-administrativo
- 12 chapas discente

Votantes
- 47 docentes
- 39 técnicos-administrativos
- 199 discentes


CHAPAS ELEITAS

Docentes
Carlos Henrique C. Araújo (titular) / Adriana Ferla de Oliveira (suplente) = 34 votos
Erica Cristina B. P. Guirro (titular) / Silvia Cristina Osaki (suplente) = 29 votos
Bettina Monika R. Pereira (titular) / Mabel Karina Arantes (suplente) = 27 votos
Eduardo Luis C. Ballester (titular) / Almir Manoel Cunico (suplente) = 23 votos

Técnicos-administrativos
Rosana dos Reis A. Maito (titular) / Mara Regina Zadinello (suplente) = 21 votos

Discentes
Daniel Dalla Costa (titular) / Jean Paulo Contini (suplente) = 65 votos
Eduardo de Rossi (titular) / Felipe Fernandes Klajn (suplente) = 57 votos
Tarcisio Leandro Schneider (titular) / Matheus Antonio da Costa (suplente) = 48 votos
Tarcísio José Centenaro (titular) / Roberto Paulino de Jesus (suplente) = 47 votos


Parabéns a todos!

Luciano.








quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Saiu na Biodieselbr


Abaixo, segue uma matéria super interessante que foi publicada na Revista BIODIESELBR (Ano 3, nº16, set/out. 2010) sobre cursos na área de bioenergia e biodiesel. Destaque especial ao Quadro da página 50 do artigo que destaca os cursos na área existentes no Brasil. Percebam que o nosso aqui da UFPR é o único do Brasil!

O material foi gentilmente cedido pelo Prof. Helton, vice-coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Biocombustíveis do Campus Palotina.








segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Campus Palotina: passado, presente e futuro

Quinta-feira, dia 02 de setembro de 2010, foi realizada uma importante homenagem que representa uma parte de nossa história do Campus. Homenagem essa aos nossos ex-diretores. Cada um deles, a sua maneira, conduziu a Administração do Campus Palotina e, hoje, parte do que somos é reflexo de suas condutas. Essa homenagem é um dívida que a própria história tem para com ela mesma. E história é para ser lembrada, seja por fatos bons ou ruins.

Na mesma noite fomos empossados para recondução da Direção do Campus por mais quatro anos, contados a partir de 23 de agosto de 2010. Tive a grata satisfação de poder conhecer o ex-Reitor da UFPR, Prof. Dr. Carlos Alberto Faraco, que conduzia nossa universidade na ocasião da implantação do Campus. Sua presença abrilhantou o momento solene e nos permitiu dar corpo a nossa história.

Gostaria de destacar alguns pontos: o primeiro deles, a grande presença de professores e funcionários durante o evento. Tivemos um atraso de uma hora em virtude da longa agenda do Reitor em Foz do Iguaçu quando da Aula Inaugural proferida pelo Presidente Lula na Universidade Federal da Integração Latino-americana - UNILA e ficamos com medo de todo mundo cansar e ir embora.
Outro ponto que destaco foram as palavras do Prof. Faraco, que discorreu sobre sua surpresa da grande transformação que o Campus vem passando e pelo entusiasmo explícito que o grupo que trabalha em Palotina demonstra. Sobre esse entusiasmo, acho que é uma grande virtude e um diferencial que temos aqui em Palotina e todos, sem exceção, que nos visitam têm a mesma impressão.
Um terceiro destaque diz respeito a confiança explícita que o Prof. Zaki tem depositado em nosso Campus. Suas considerações finais da solenidade de posse bem como seus outros discursos sempre têm demonstrado isso, que ele tem fé e acredita profundamente em nossa competência para conduzir o crescimento deste Campus. Digo com tranquilidade, estamos indo bem!
O destaque final, vai para a expressiva comitiva que esteve presente no Campus: Larissa (Pró-reitora da PROGEPE) e sua equipe, Adriano, intitulado sabiamente de "Embaixador do REUNI em Palotina", (Coordenador do REUNI na UFPR) e sua equipe, Prof. Siqueira (Assessor de Relações Internacionais da UFPR), o Assessor Especial da Reitoria, Norton, as meninas do Cerimonial (Flávia e Jéssica) e ao Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Sérgio Scheer, primeiro pró-reitor de pesquisa a conhecer o Campus!

O momento certamente marca mais uma vez a nossa história, história essa que tem deixado perplexo até o mais dos otimistas quando podemos contabilizar os números consistentes de nosso crescimento (aquisição de área física, construções, nomeações de novos servidores, cursos de graduação novos, muitos novos alunos de graduação*, ...).

Assim, pequenos momentos do nosso presente se tornam passado e parte de nossa história, permitindo-nos vislumbrar e projetar nosso futuro!

Algumas fotos abaixo:























* depois posso relacionar estes números de forma concreta.