quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Olhar

Aproveitando o gancho do fim da F1 no dia do vestibular, aproveito para postar um vídeo que nunca achei pretexto pra colocar aqui. Trecho de uma entrevista do Nelson Piquet (também aqui e aqui)na ESPN Brasil (programa Bola da Vez)

Taí. Dois caras que sempre olham tudo com um olhar diferente do senso comum. O entrevistador e o entrevistado:

domingo, 14 de novembro de 2010

Fotos do Vestibular - parte 8




Posted by Picasa

Fotos do Vestibular - parte 7




Posted by Picasa

Fotos do Vestibular - parte 6




Posted by Picasa

Fotos do Vestibular - parte 5




Posted by Picasa

Fotos do Vestibular - parte 4




Posted by Picasa

Fotos do Vestibular - parte 3




Posted by Picasa

Fotos do Vestibular - parte 2




Posted by Picasa

Fotos do Vestibular - parte 1




Posted by Picasa

sábado, 13 de novembro de 2010

Vestibular

Está tudo pronto para o vestibular em Palotina. Locais de prova preparados, equipe treinada e motivada. Desejamos boa prova a todos.

Reproduzo aqui matéria produzida pela assessoria de comunicação da UFPR:

"Vagas noturnas da UFPR quase dobram em 3 anos; 43,8 mil fazem o vestibular neste domingo (14)

Das 5.540 vagas oferecidas pela universidade, 1.914 são em cursos com aulas exclusivamente à noite - em 2007, eram apenas 978. Entrevista coletiva acontece às 15h30, no Núcleo de Concursos (rua dos Funcionários, 1.540, Curitiba), onde jornalistas da UFPR estarão de plantão. Antes, neste mesmo endereço, às 13h30, repórteres fotográficos e cinematográficos poderão fazer imagens de algumas salas de prova


A Universidade Federal do Paraná promove na tarde deste domingo (14) a primeira fase de seu vestibular 2010-2011. No total, 43.839 candidatos se inscreveram para participar do processo seletivo.

As portas de acesso aos locais de prova abrem às 12h45 e fecham às 13h30. O período de resolução vai das 14 às 19 horas.

Além do comprovante de ensalamento, disponível no endereço www.nc.ufpr.br, os candidatos devem levar documento de identidade, caneta esferográfica com tinta preta e escrita grossa, lápis ou lapiseira e borracha.

Com 80 questões objetivas sobre conteúdos do Ensino Médio - todas no formato de múltipla escolha - , as provas acontecem em 27 locais de Curitiba e em outros três de Palotina.

São nove questões sobre matemática, física, química, biologia, geografia e história. As questões de língua estrangeira são oito. As de português somam 18, metade de compreensão de texto e metade de literatura brasileira e uso da língua.


Mais vagas noturnas

A UFPR oferece neste ano 5.540 vagas, distribuídas em 95 opções de cursos de graduação. Desse total, 5.016 vagas serão preenchidas através do vestibular. As demais 524, através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do Ministério de Educação.

O total de vagas é 35,1% superior ao ofertado pela UFPR até 2007, quando a universidade oferecia 4,1 mil vagas. Como no ano passado, as provas objetivas da edição 2010 do Enem representarão 10% da nota final dos candidatos.

Até 2007, o total de vagas noturnas no vestibular da UFPR era de apenas 978. A atual edição do processo seletivo oferece 1.914 vagas noturnas, o que equivale a um crescimento de 96% em três anos.

As vagas à noite representam 34,5% do total. E o número de cursos noturnos, que totalizavam 15, mais que dobrou - hoje são 32.

O gabarito provisório das provas da primeira fase deve ser divulgado na noite deste domingo (14), por volta das 20h30. O resultado será divulgado até o próximo dia 25.

O novo comprovante de ensalamento será disponibilizado no dia 30. As provas da segunda fase estão marcadas para 5 e 6 de dezembro.


O que os candidatos devem levar para fazer as provas:
- documento de identidade;
- comprovante de ensalamento;
- caneta esferográfica com tinta preta, escrita grossa;
- lápis ou lapiseira e borracha.


O que é proibido aos candidatos
- Manter em seu poder relógios, armas e aparelhos eletrônicos (BIP, telefone celular, calculadora, agenda eletrônica, MP3 etc.), devendo acomodá-los no saco plástico fornecido pelo aplicador para esse fim. O candidato que estiver portando qualquer desses instrumentos durante a realização da prova será eliminado do processo seletivo;
- Usar bonés, gorros, chapéus e assemelhados;
- Alimentar-se dentro da sala de prova, devendo aqueles que necessitarem fazê-lo por motivos médicos solicitar ao aplicador de provas o seu encaminhamento a sala de inspeção;
- Comunicar-se com outro candidato, usar calculadora e equipamentos similares, livros, anotações, réguas de calculo, impressos ou qualquer outro material de consulta.



Calendário do vestibular da UFPR

- Provas da 1ª fase:
14 de novembro - período da tarde.

- Resultados da 1ª fase:
25 de novembro

- Disponibilização do comprovante de ensalamento da 2ª fase:
30 de novembro

- Provas da 2ª fase:
5 e 6 de dezembro - período da tarde.

- Resultado final:
Até 21 de janeiro de 2011."

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Futuro do livro?

A guerra dos tablets tá começando a esquentar.

Será este o futuro de nossas bibliotecas?