sábado, 27 de agosto de 2011

Oxigenar é preciso!!!

Recorde histórico de público no Campus Palotina, 4.000 pessoas segundo estimativas do Prof. Carlos Coimbra, Coordenador da 1ª FECITEC. Foram apresentados, durante o dia, 69 trabalhos de alunos do ensino fundamental 2 e ensino médio das escolas públicas e particulares do Município de Palotina nas áreas de Biologia, Física e Química. Simultaneamente, foi realizada a III Feira de Profissões do Campus. Cabe destacar, além do público recorde, o registro da primeira sessão solene do Campus com hasteamento da Bandeira Nacional, do Estado do Paraná, do Município de Palotina e da UFPR. Foram realizadas apresentações de grupos mirins e adolescentes na dança, folclore e rock and roll! Finalizando o dia extremamente revigorante, tivemos a solenidade de encerramento da 1ª FECITEC com a entrega dos prêmios aos trabalhos que se destacaram, também a palestra esclarecedora do Prof. Ildeu de Castro Moreira, Diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCT e a apresentação sensacional do Grupo de MPB da UFPR, que encerrou a noite com o espetáculo Musicae Brasilis.

Oxigenação cerebral total!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Conhecendo a ciência - parte 5








Posted by Picasa

Conhecendo a ciência - parte 4








Posted by Picasa

Conhecendo a ciência - alguns trabalhos

Alguns trabalhos apresentados hoje na FECITEC:

















Rock no Campus Palotina

Que dia sensacional!!!!!





Conhecendo a Ciência - parte 2






Posted by Picasa

Feira de profissões - parte 4








Posted by Picasa

Feira de profissões - parte 3








Posted by Picasa

Feira de Cursos e profissões - parte 2








Posted by Picasa

Feira de Cursos e Profissões - parte 1

Outro evento que está acontecendo hoje aqui no Campus é a Feira de Cursos e Profissões. Estamos recebendo estudantes interessados em conhecer nossos seis cursos, nossos laboratórios, nossos professores. Trata-se também de oportunidade dos interessados em conversar com nossos alunos e conversar com eles sobre a experiência de estudar em Palotina.


Convidamos à todos para visitar-nos hoje!








Posted by Picasa

Conhecendo a ciência - parte 1

Está ocorrendo neste momento a I FECITEC. Vou pingar fotos e informações ao longo do dia.

Vejam nas fotos o momento histórico. É o dia de maior movimento no Campus Palotina desde que foi criado. Boa parte do público veio motivado por outro evento que também está ocorrendo hoje no Campus: A Feira de Cursos e Profissões, assunto pro próximo post!




Stand sendo preparado pela manhã




Movimentação durante a manhã



Abertura da Feira




Apresentações de trabalhos à população
Posted by Picasa

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

FECITEC

Com muito orgulho receberemos amanhã a I FECITEC. Vejam que legal a programação e os 69 trabalhos selecionados para apresentação.

Também estará ocorrendo a Feira de Cursos e Profissões do Campus Palotina, onde o visitante poderá conhecer os seis cursos que oferecemos, nossa estrutura, conversar com professores e estudantes do Campus.

Está quase tudo pronto!








Posted by Picasa

domingo, 21 de agosto de 2011

De volta

Depois de longa ausência, pretendemos voltar a atualizar o blog do Campus com regularidade. Estamos planejando uma reforma, tornando o espaço mais plural e participativo. Infelizmente não foi possível ainda implementar as modificações planejadas.

O momento especial que vivemos torna imprescindível ampliar ao máximo os canais de diálogo com a comunidade do Campus, possibilitando que todos tirem o maior proveito possível dos espaços de reflexão, planejamento e ação criados pelas greves em curso. Sendo assim, mesmo sem termos conseguido implementar as reformas planejadas para o blog, que continuarão sendo gestadas, as postagens voltarão a acontecer.

Um dos objetivos da criação deste blog foi o de auxiliar na comunicação do Campus, que iniciava naquela época seu fantástico processo de expansão, ainda em curso. Dentre os valores fundamentais que norteiam o Projeto do Campus Palotina, do planejamento à execução, a Participação talvez seja o mais importante.

Nossa experiência prévia mostra que os melhores resultados educacionais são obtidos quando todos os envolvidos estão comprometidos com o processo. Sempre acreditamos que o comprometimento ocorre quando há a possibilidade de Participação de todas as partes.

Sempre procuramos criar espaços de discussão, onde as pessoas envolvidas possam, elas mesmas, criar as soluções, elaborar projetos e fazer as melhores escolhas, naquilo em que elas estão diretamente envolvidas. Também realizamos regularmente encontros com a comunidade permitindo que todos se expressem e tragam sua contribuição para o crescimento do projeto.

Infelizmente, sem nenhum motivo, a greve dos técnicos administrativos escolheu um caminho estranho, de fechar portas que sempre estiveram literalmente abertas. Após um breve período no início que se pautou pelo respeito, a categoria escolheu o caminho de fechar o diálogo que sempre existiu. "Sempre" significa desde quando assumimos a Direção do Campus.

Não existe registro, anterior à inexplicável radicalização da categoria, de qualquer técnico que não tenha sido ouvido num ambiente de real interesse pelos problemas apresentados e disposição para a solução ou o diálogo. A radicalização unilateral teve como resultados fechar as portas que sempre estiveram abertas, criar obstáculos imaginários, que não atendem a nenhum interesse coletivo.

Tenho dificuldade de entender a quem serve a radicalização buscada com afinco pelos técnicos do Campus. À categoria certamente não é, pois o diálogo que sempre existiu, deixou de existir. Muito difícil entender o caminho escolhido.

Acredito que cabe a categoria dos técnicos criar as condições para que o diálogo seja retomado, já que o fim do diálogo foi uma escolha sua.

Aproveito o momento para vir a público pedir desculpas por um lamentável incidente ocorrido na última semana. Movido por intenso sentimento de indignação, conversando com os técnicos Rosania, Renata, Cibele e Elias, sobre documento que me foi encaminhado no início de julho, acabei utilizando expressão inapropriada, para o local, para o cargo que ocupo, e especialmente para os interlocutores. Mesmo o documento tendo partido de premissas falsas, e contendo informações mentirosas, ofensivas e canalhas, admito que não tinha o direito de utilizar palavra de baixo calão para me referir aos signatários dele.

Errei, e peço sinceramente desculpas.