segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Indicações do Comitês - atualizado


Conforme compromisso assumido, a Direção divulga os nomes dos indicados para os respectivos comitês:


CEUA
Presidente: Erica C. B. P. Guirro

Comitê de Pesquisa
Presidente: Américo F. G. Neto
Vice-Presidente: Elisabete Takiuchi

Comissão Interna de Biossegurança
Presidente: Nelson L. M. Fernandes

ATUALIZAÇÃO
Comitê de Extensão
Presidente: Bettina M. R. Pereira
Vice-Presidente: Alessandra S. Palmeiro (atualizado às 14:15h).


Utilizamos como critérios para as indicações o equilíbrio entre três fatores: afinidade pela área, distribuição democrática de atribuições entre os cursos, e o não acúmulo de outro cargo/função.

Temos hoje o processo mais transparente e democrático de escolha dos membros dos comitês de toda a história do Campus.

Até três anos atrás não havia qualquer processo formal de escolha, e o surgimento de voluntários para participar dos comitês era muito comemorada. Não havia portaria de indicação, vigência de mandato, estatuto, sistema de trabalho...

Quando assumimos a Direção, iniciamos o processo de estruturação dos comitês, esclarecendo suas atribuições, e baixando portarias com mandatos definidos. O voluntariado, manifestado de forma presencial em reunião do Colegiado de Veterinária (único curso até então!), ainda era o processo de escolha dos membros. Não haviam momentos para reflexão, discussão e elaboração de propostas. Não havia como avançar.

Infelizmente a falta de estatutos e de tradição de funcionamento fez com que os comitês não atuassem da forma que o Campus em crescimento necessitava.

Ainda neste processo de estruturação e democratização, ao fim do mandato de dois anos dos Comitês, resolvemos nomear novos Comitês por seis meses, com a principal missão de redigir a proposta de seus estatutos, já que ainda não haviam sido elaborados.

A primeira proposta de estatuto elaborada foi a da Comissão Interna de Biossegurança. Em sua apreciação pelo Conselho do Campus foi modificada por parecer (aprovado por unanimidade) do professor Luciano Bersot.

Posteriormente, as outras propostas de estatuto foram apresentados ao Conselho do Campus. As propostas de estatuto do Comitê de Pesquisa (placar de 6X1) e do Comitê de Ética e Experimentação Animal (placar de 7X0) foram aprovadas sem modificações. A proposta de estatuto do Comitê de Extensão foi modificada em um artigo, que trata da indicação dos membros, e aprovada pelo placar de 6X1.

Assim chegamos na atual fórmula onde, em dois Comitês (pesquisa e extensão) a Direção indica dois membros, e três são eleitos. No CEUA, um membro é indicado, três eleitos, e três indicados pela sociedade. Na CIBIO um membro é indicado e dois são eleitos.

As eleições ocorrerão com regras claras, transparentes e respeitando o estatuto de cada comitê. Haverá tempo para reflexão, discussão, elaboração de propostas, inscrições e campanha. O engajamento da comunidade já está sendo intenso, proporcionando expectativa de que haja envolvimento de todos no funcionamento dos comitês, no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário