segunda-feira, 29 de março de 2010

Março, março, março...

Março está indo embora. Ver o mês passar na linha do tempo do blog é muito engraçado. Tem horas que parece que o mês é longo e que dá para escrever diariamente. Tem outros em que a velocidade é tão grande, que chegamos ao final do mês com pouquíssimas postagens. Mês de março foi assim. Por inúmeras vezes dei início a um texto e não terminava. Faltavam as palavras, talvez a inspiração. O fato é que penso no blog como se tivesse uma coluna diária num jornal. Expressar minha opinião, deixar que as pessoas leiam, que compartilhem, que discordem e que discutam.

Agora a pouco estava vendo o início do programa Linha de Passe, mesa redonda da ESPN Brasil e me animei ao ver o Márcio Guedes falar sobre a importância da opinião, quando fazia sua homenagem pela morte do Armando Nogueira.

Expressar a opinião talvez seja o mais importante de tudo. Sem opinião, pouco faz o sentido de se ter uma notícia. Opinar é fazer senso de valores, de importância, de opinião mesmo.

Pois bem, o mês de março se encerrou aqui no Campus com dois grandes momentos: ambos se deram na última sexta-feira, quando da visita do Reitor, Prof. Zaki. No início da tarde refleti bastante sobre os discursos do Prof. Zaki e do Vinicius. Acho que várias coisas que foram ditas são muito importantes para mim, e acredito ser, na minha opinião, importante para todos nós. Todo o processo de transformação que estamos passando passa por inúmeras sensações que nos dão alegria, raiva, preocupação, tristeza, alegria de novo, incertezas... É um turbilhão de sensações que estão relacionadas, como bem disse o prof. Zaki, a trocar o pneu de um carro em movimento. É exatamente isso. Crescer é engatinhar, cair, levantar, andar, correr, cair de novo, levantar, cair, e sempre caindo um passo após o outro, nunca no mesmo lugar, sempre a frente..."trocando um pneu com carro em movimento". E sem medo de concordar em 100% com que o Vinicius disse, "estamos iniciando um novo tempo, um tempo em que deixamos uma página em branco para ser escrita". Apesar da modéstia em dizer que a página está em branco, é perfeita a colocação. Estamos mesmo no início de tudo. Cada um de nós que faz parte deste grupo, tem a oportunidade de escrever a sua linha, ou até várias páginas, fazer um desenho, simplesmente colorir, mas contribuir. Gostei muito do que vi e ouvi.

O outro momento que me referi, foi a colação de grau da 12ª turma de medicina veterinária. Particularmente neste turma passaram alunos que foram muito importantes para mim. É uma turma muito interessante, por assim dizer. Ver a animação e as emoções muito além da flor da pele é algo muito emocionante. Parece que estão todos acordando de um sonho muito bom e despertando para um dia cuja previsão do tempo é instável. Tenho certeza de que muitas emoções juntas tem tudo a ver com a tal página em branco a ser escrita. É a vida deles que vira a página e se reinicia. Não posso deixar de dizer que mais uma vez o discurso do prof. Zaki foi muito bom. Conforme ele disse, e que concordo de modo pleno, a universidade pública de hoje não é nem de perto aquela que havia a poucos anos atrás. Certamente a que eu conheci quando fui aluno ou quando iniciei minhas atividades docentes na UFPR, em 1999, é totalmente diferente. O tempo em que vivemos é de profunda transformação, valorização salarial, muitos alunos novos, investimento em infra-estrutura, em manutenção e... visão de futuro... Ah, antes que me esqueça, tudo isso sem deixar de considerar aquela história de pneu trocado com carro andando ou mesmo da página do livro em branco.

Crescer é aprender, aprender é errar, errar é corrigir e errar de novo, e crescer, amadurecer, contribuir e escrever a tal página em branco do tal livro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário