sexta-feira, 6 de agosto de 2010

SEMANA DE RECEPÇÃO AOS CALOUROS

Aproveitei o texto que fizemos no início do ano e estou republicando com pequenas alterações. Mas certamente a mensagem permanece a mesma. Contamos com a consciência, harmonia e sapiência de todos.


Lembro que a Comissão de Acompanhamento de Recepção aos Calouros foi novamente constituída para acompanhar, apurar fatos e tomar as medidas cabíveis, quando necessário. Esta comissão será constituída pelos profs. Luciano dos Santos Bersot, Bettina Monika Ruppelt Pereira, da Psicóloga Tereza Daros Szollosi e pela Pedagoga Renata Gotardo.


Prezados acadêmicos, professores, técnicos, comunidade universitária do Campus Palotina:

É num ambiente de muita alegria e satisfação que recebemos os alunos para o segundo semestre do ano letivo de 2010 na UFPR, Campus Palotina e, principalmente, os novos alunos.

Gostaríamos de enfatizar alguns pontos importantes para o bom andamento de nossas atividades que, neste momento, diz respeito a questão do trote. A sociedade brasileira como um todo já a muito não enxerga o trote como um momento de confraternização. Vê o trote como um momento de preocupação. Isto acontece e ainda vem acontecendo em virtude aos episódios não isolados de abusos e excessos que acontecem em inúmeras universidades em todo o país inclusive em nossa universidade e que são amplamente noticiadas pelos meios de comunicação. Estes episódios fazem com que os pais de novos universitários substituam suas alegrias por sentimentos de medo e preocupação com seus filhos que estão, em muitas vezes, saindo de casa pela primeira vez e, por isso, vulneráveis e impotentes frente às arbitrariedades praticadas por alguns veteranos.

Portanto, a Direção do Campus Palotina gostaria de solicitar aos acadêmicos que não realizem o trote. A Direção do Campus não passará a mão pela cabeça daqueles que, por ventura, praticarem atos que possam, minimamente, constranger os calouros. Qualquer aluno que se sentir constrangido e/ou impedido de assistir aula terá todo o apoio da Direção para que os fatos sejam apurados sendo os culpados, passíveis de punição.

Gostaríamos que os centros acadêmicos dos cursos de graduação do Campus Palotina e/ou os veteranos aproveitassem o tempo de recepção dos novos calouros para fazê-lo de forma civilizada, adulta, objetivando a integração de novos colegas universitários, para criar novas amizades e trocas de experiências de vida e não para proporcionar momentos de constrangimento.

Assim, finalizamos esta mensagem desejando a todos um excelente retorno ao Campus Palotina e um ótimo segundo semestre. E, aos calouros, que sejam muito bem-vindos e possam transformar estes anos de universidade numa experiência impar e gratificante para toda a vida.

Vinicius Cunha Barcellos – Diretor

Luciano dos Santos Bersot – Vice-diretor

Nenhum comentário:

Postar um comentário