"Hoje à noite, a partir das 19h iremos montar o telescópio, como normalmente é feito nas quintas-feiras, e ficaremos até mais tarde (início da madrugada) para observação do cometa 103P Hartley 2.
Gostaríamos de convidar a todos os interessados. O cometa Hartley 2 é um pequeno cometa que passa próximo da Terra de 6 em 6 anos. Em geral é difícil de vê-lo por causa do tamanho, só que neste ano ele passa muito próximo à Terra (11 milhões de quilômetros) ficando portanto visível a olho nu. Em anexo há uma foto tirada há poucos dias deste cometa (fonte: Astrophotoweather) e também o mapa da sua trajetória no céu (fonte: Sky and Telescope). O cometa Hartley tem cor esverdeada pois libera metano em sua cabeleira. Hoje (28) é o dia em que ele estará mais próximo do sol e portanto terá um brilho um pouco maior.
Abaixo um texto retirado da página do Instituto de Astronomia e Geofísica da USP:
"Pela sua localização, o Hartley 2 é mais visível em países do hemisfério Norte. Ele também é semelhante a uma estrela fraca e sua observação é difícil. E, por fim, na sexta-feira (22) começa a fase da lua cheia, o que dificultará a visualização do objeto.
O dia mais propício para ver o cometa é na próxima quinta-feira (28), quando estará mais próximo do Sol e seu corpo celestre alcançará seu brilho máximo.
O professor Roberto da Costa do IAG-USP recomenda usar um tripé junto com o telescópio doméstico para melhor observar o cometa, que estará na constelação Auriga (ou Cocheiro) até o dia 25 e na de Gêmeos depois dessa data. De acordo com ele, o horário indicado é por volta da meia-noite.
Vale lembrar que objetos celestes de pouca luz são difíceis de ver se a pessoa estiver na cidade, por causa da iluminação artificial. Os melhores pontos são fora dos centros urbanos.
Carlos"
Estão todos convidados.
Parabéns ao colega Carlos, nosso Carl Sagan palotinense, pela iniciativa. Ciência é encantamento.
ResponderExcluir