terça-feira, 9 de novembro de 2010

Futuro do livro?

A guerra dos tablets tá começando a esquentar.

Será este o futuro de nossas bibliotecas?

5 comentários:

  1. Sinceramente, espero que este não seja o futuro de nossas bibliotecas.
    Nada melhor que um bom livro em papel.
    A tecnologia deveria ser limitada.

    ResponderExcluir
  2. Acho que os livros impressos nunca deixarão de existir. O surgimento de novas mídias reconfigura o uso que fazemos das antigas. Como a televisão reconfigurou o cinema, o celular reconfigurou a telefonia e por aí vai. Mas, acho que na questão dos impressos entra também a questão ambiental. Acho que uma solução possível e desejável que tenhamos impressos que não usem como matriz a celulose. Não sei a quantas anda essa possibilidade.

    ResponderExcluir
  3. Também não acredito quer o livro impresso sumirá. Entretanto, acho que especialmente as publicações científicas são muito bem vindas no formato de livro eletrônico, pq seria possível a atualização constante do livro, sem a necessidade de se comprar novas edições. O livro nunca estaria ultrapassado. Já existem títulos que cobram um pouco pelas atualizações, e outros em que elas são gratuitas. Vamos ver que modelo vai prosperar.

    ResponderExcluir
  4. Concordo quanto a questao ambiental, economica etc etc, mas e quanto a isso:

    Jovens usam muitos gadgets que emitem radiação.
    Sim, e eles não estão a par dos alertas que vêm com esses aparelhos. Não é para manter um notebook ligado perto do corpo. As empresas colocam os avisos em letras miúdas para reduzir sua responsabilidade quando as pessoas ficarem doentes.

    Entrevista completa em: http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/feira-livre/vamos-esperar-os-cadaveres-para-agir-contra-o-celular-questiona-pesquisadora/

    ResponderExcluir
  5. Acredito que a questão não seja inibir a tecnologia, e sim, buscar alternativas à radiação.

    ResponderExcluir