segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Emoção

Muitas vezes, esquecemos de viver o presente, de curtir as coisas boas que estão acontecendo. Só damos valor ao presente quando ele se torna passado.

Não entendeu do que estou falando?

Toninho Cerezo te explica. Assista ao vídeo no fim da matéria. Não há como não se emocionar.

Profissões do futuro

Vejam o que encontrei (via Twitter) no site Planeta Sustentável: Matéria em que eles elegem 8 carreiras ecológicas que vão bombar nos próximos anos, empregando milhões de brasileiros. Oferecemos aqui no Campus Palotina da UFPR dois cursos de graduação dentro das carreiras nominadas: Ciências Biológicas com ênfase em Gestão Ambiental e Tecnologia em Biotecnologia.

Particularmente, incluiria nossos outros quatro cursos na lista (Tecnologia em Biocombustíveis, Tecnologia em Aquicultura, Medicina Veterinária e Agronomia), mas de qualquer forma, a matéria aponta na direção correta.

A lamentar, apenas a omissão da reportagem com relação ao nosso Campus, especialmente por termos o CST em Biotecnologia mais antigo do Brasil, e um formato (também inédito no Brasil) diferenciado no curso de Ciências Biológicas (ênfase em Gestão ambiental).

Wikileaks

As vezes não percebemos o quanto somos privilegiados. Estamos vivendo numa época de profundas transformações, impulsionadas, de um lado pelo esgotamento cada vez mais próximo dos recursos naturais (e seus diversos efeitos colaterais), e por outro, pelo incrível e veloz avanço tecnológico, em diversas áreas. Rapidamente estamos sendo forçados a modificar nossos arranjos produtivos, nosso paradigma educacional, a forma como nos relacionamos com os outros, etc...

Uma das mudanças mais drásticas que estamos vivenciando é a disseminação da informação. Informação sempre foi um bem escasso, portanto, valioso. Ainda existem àqueles que conseguem torná-la ainda mais valiosa: quem consegue, de alguma forma manipulá-la para atender seus próprios interesses.

Acontece que estamos num momento da história em que a informação está deixando de ser rara. Ela dissemina-se rapidamente, democratiza-se. Torna-se difícil sua manipulação.

Durante algum tempo, tivemos sinais que o momento em que os fatos seriam de conhecimento de todos estava se aproximando.

Agora, parece que este momento chegou.

Mesmo que ainda insistam em enxugar gelo!