segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Wikileaks

As vezes não percebemos o quanto somos privilegiados. Estamos vivendo numa época de profundas transformações, impulsionadas, de um lado pelo esgotamento cada vez mais próximo dos recursos naturais (e seus diversos efeitos colaterais), e por outro, pelo incrível e veloz avanço tecnológico, em diversas áreas. Rapidamente estamos sendo forçados a modificar nossos arranjos produtivos, nosso paradigma educacional, a forma como nos relacionamos com os outros, etc...

Uma das mudanças mais drásticas que estamos vivenciando é a disseminação da informação. Informação sempre foi um bem escasso, portanto, valioso. Ainda existem àqueles que conseguem torná-la ainda mais valiosa: quem consegue, de alguma forma manipulá-la para atender seus próprios interesses.

Acontece que estamos num momento da história em que a informação está deixando de ser rara. Ela dissemina-se rapidamente, democratiza-se. Torna-se difícil sua manipulação.

Durante algum tempo, tivemos sinais que o momento em que os fatos seriam de conhecimento de todos estava se aproximando.

Agora, parece que este momento chegou.

Mesmo que ainda insistam em enxugar gelo!

Um comentário: