segunda-feira, 20 de setembro de 2010

É bom que se diga!!!

A universidade pública, federal, gratuita e de qualidade é uma conquista de dimensões imensuráveis, cuja principal contribuição é de formar profissionais que possam retornar o investimento diretamente em benefício para a sociedade. A UFPR é exatamente isso!

Para a construção das universidades participam a sociedade organizada como um todo, que opina, auxilia e até mesmo contribui financeiramente como foi o caso da criação do Campus Palotina cujo próprio Município, políticos e os cidadãos contribuiram, à sua maneira, para auxiliar neste construção.

Contudo é bom que se diga: criar cursos, nomear professores, aumentar vagas, determinar regras de funcionamento, etc, é responsabilidade exclusiva da própria universidade que tem autonomia para decidir os caminhos a serem seguidos. É claro que seus dirigentes necessitam dos investimentos do Governo Federal, através do MEC, para viabilizar o funcionamento de seus cursos e, também da contribuição fundamental que os parlamentares têm em angariar fundos que atuam decisivamente para a melhoria da qualidade do ensino de graduação e pós-graduação.

É bom que se diga também que, o Campus Palotina foi criado, ampliado e existe a 18 anos pela iniciativa da própria UFPR e de seus dirigentes, e nunca pela ação exclusiva ou de iniciativa isolada de qualquer elemento estranho a ela. Reforçando, a sociedade organizada tem papel preponderante neste processo, mas não é dela a função de tomar para si o mérito (ou demérito) de criar cursos, aumentar vagas, nem interferir no processo de formação de profissionais, etc.

É bom que se diga...

4 comentários:

  1. Muito bem colocado. Não sei pra quem é o recado. Mas também é bom que se diga que a educação é um bem público. Portanto, não se presta de enfeite, adorno, adereço ou assemelhados para fins eleitoreiros e/ou autopromoção. A universidade, a educação, a ciência e a tecnologia só fazem sentido se isentas de qualquer viés político e ideológico. Se o viés existe é porque há algo de podre no reino da Dinamarca ou destas terras chãs mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Estimado Anônimo:

    Sua colocação foi de grande contribuição ao tópico. O fato é que o recado pode ser para qualquer um que "vestir a carapuça".

    Mantenha-se blogado e um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito muito na força política para motivar e mobilizar. Inclusive, hoje em dia, a universidade federal é o que é pelo grande incentivo do governo federal. Mas é claro que, por exemplo, o Fernando Haddad não "mete a colher" dentro das universidades, ele precisa respeitar as instituições. Ninguém é dono de nada!

    ResponderExcluir
  4. ou "todo mundo é dono de tudo". A universidade para a comunidade!

    ResponderExcluir